Alemão – Porta para seu futuro profissional


Em pelo menos 120 países há pessoas que falam alemão, um total de 185 milhões de pessoas. E mais 1,5 bilhões de pessoas conhecem inglês, e outras 1,1 bilhões falam chinês.

 

Por que mesmo assim alemão é um idioma mundial?

O alemão é uma língua oficial apenas em seis países europeus (Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo e Bélgica), embora a língua alemã seja a mais falada dentro da União Europeia em maior escala.

É claro que o idioma alemão é uma língua global “, contradiz Ulrich Amon, linguista e autor do livro – A posição da língua alemã no mundo.

Globalmente, é no sentido de que é uma das poucas línguas que se estuda em quase todos os países.  Cerca de 16 milhões de pessoas aprendem a língua alemã em todos os continentes. E esse número vem aumentando desde 2010 – naquela época eram apenas 14,5 milhões.

Aqui na América do Sul tem bastante gente que fala alemão. No Brasil o número chega passar de 1.500.000, já na Argentina o número alcança 400.000, e no Paraguai aproximadamente 166.000. Inclusive na África o idioma alemão é muito popular, especialmente em Namíbia, que antigamente era uma colônia alemã (1884-1918). Além disso, cerca de 600.000 falam um dialeto alemão chamado Hunsriqueano riograndense (“Riograndenser Hunsrückisch“).

Na internet o idioma também é muito presente – por exemplo, a Wikipedia contém 2,16 milhões de publicações em alemão. Isso é mais que textos publicados em francês (1,96 milhões), ou em espanhol (1,39 milhões), ou em chinês (1,1 milhões). Somente a Wikipedia inglesa tem mais artigos publicados (5,57 milhões).

 

Por que até os brasileiros devem estudar alemão?

Muita gente espera promover sua carreira encontrando um emprego em uma empresa que tenha relações comerciais com a Alemanha. Alguns até sonham em ir para a Alemanha trabalhar, acreditando que o caminho para a Europa será mais fácil para conversar e entender o idioma. Por isso, as pessoas têm a perspectiva de que  podem realmente começar algo novo com o domínio da língua alemã.

A princípio, talvez não pareça, mas alemão é um idioma que é muito importante para brasileiros.

Então qual é o motivo? Existe  uma forte cooperação entre empresas brasileiras e alemãs Essa afinidade entre empresas cresce, e além disso, há uma boa disponibilidade de intercâmbios, que vêm atraindo a atenção de milhares de brasileiros, enxergando a possibilidade de encontrar caminhos alternativos, porém progressivos.

Somente no Brasil, o número de estudantes de alemão excede atualmente a margem de 135 mil, e há previsão de crescimento!

Então pessoal, vamos aprender fluência para alcançar suas metas?


Menu