Por que é importante aprender o idioma tcheco?


Essa pergunta parece que chegou para o brasileiro de repente. Mas realmente foi do nada? Não! não! Vamos começar de uma forma geral!

Existe muita gente no Brasil, que ainda lembra como na época da Republica da Checoslováquia, na Europa central, onde se falava “Europa Leste”. País bastante submisso (porém oficialmente independente) e comandado pela União Soviética. Tudo acabou no ano 1989, quando o regime comunista perdeu sua força.

A Checoslováquia depois continuou como um país unido por pouco tempo – até 1993. Era uma decisão política e não decisão do povo checo e eslovaco.
Contudo, ambos países passaram por desenvolvimentos bastante diferentes. Um grande exemplo é, que até hoje a República Tcheca não aceitou moeda euro apesar de pertencer à União europeia desde 2004.

Mais tarde posso publicar nesse blog muito mais sobre a história desses 2 países, que são incríveis!

Então vamos falar mais sobre a importância de aprender tcheco

A República Tcheca tem menor taxa de desemprego da União europeia inteira – 2,4%. Resumindo, quem deseja trabalhar, consegue! Mas isso não quer dizer que todas as vagas interessantes já estejam ocupadas.

E por que isso ocorre? Meu país esteve por muito tempo adormecido e deixou para trás a possibilidade de usar novas tecnologias e de criar oportunidade onde aplica-las. Até faltavam técnicas para cumprir trabalhos específicos, e bom manuseio com máquinas.

Hoje a situação não é tão crítica, porém sentimos ainda dificuldades quando vemos o desenvolvimento tecnológico em outros países. Até no Brasil, muitos não conseguem enxergar, mas eu diria que aqui, a tecnologia está em um nível elevado. Em exemplo: os brasileiros tem suas próprias marcas de computadores. Mas não é tudo preto e branco!

Alguns desenvolvedores de aplicativos fundaram outra sede em Silicon Valley em California nos Estados Unidos. Programadores de algumas empresas já conseguem trabalhar de casa, porque a política da empresa permite, ou compartilham um incrível ambiente de trabalho e lazer no mesmo espaço. Então, programadores representam bem meu país, apesar de poucos, precisamos de mais profissionais!

No campo de Medicina

Os médicos checos também conseguem representar bem, dentro ou fora do país. Na República tcheca você não precisa se preocupar com plano de saúde e paga-lo particularmente. O sistema de saúde pública cobre muito melhor suas necessidades e assim cuidar de você.

Salários de médicos são variáveis, o estudo é bem pesado, mas nenhum médico gosta de trabalhar lá por 20 mil reais, tendo outros benefícios muitas vezes.
Prefeituras não conseguem atrair novos médicos porque depois de poucos anos de prática, tentam achar oportunidades fora do país, por exemplo na Alemanha, que fica logo atrás da fronteira.

Na Área de TI

Hoje no mercado tcheco faltam especialmente pessoas de cargos altos, e existem vários motivos para isso, embora não seja sempre questão de dinheiro. Profissionais de TI tem salários bons, bem a cima, que é considerado salário médio na República Tcheca. Não tem problema nenhum em ganhar 10 mil reais, quando o custo de vida é muito mais baixo do que, por exemplo, em São Paulo.

Por outro lado devo destacar que tchecos não ganham tanto como Alemães, Franceses, Ingleses, Suíços ou Escandinavos. Mas ao mesmo tempo não podemos esquecer do custo de vida por lá.

Pessoas de TI no meu país precisa bastante, sentimos a necessidade desses profissionais! Mas ao mesmo tempo, não há tantos casos onde estudantes tchecos formados, vão embora. No país ainda falta competência própria para formar alunos com bons conhecimentos. Lógico, não posso generalizar, há diversas escolas boas (inclusive do ensino médio), mas ainda não é suficiente para sustentar a demanda do mercado.

Em Praga e Brno existem muitas empresas internacionais, que pedem reforço de mão de obra qualificada. Então isso é uma ótima oportunidade para vocês e ao mesmo tempo um desafio.
Na maioria das vezes não precisa manjar nada em checo, mas sempre é recomendável entrar no país já bastante preparado.

Você não precisa trabalhar somente na área TI. Algumas empresas pedem português além do inglês para se comunicar efetivamente com o mundo. Basta procurar nos sites de busca para conseguir emprego na República Tcheca.

Nos próximos artigos vou apresentar para vocês o universo de alunos tchecos pelo mundo inteiro, mas focando em brasileiros, que somam na minha turma de alunos.

Menu