Como aprimorar a sua fala em inglês


Falar em um idioma estrangeiro é um dos fatores-chave para aprimorar a sua fluência. No entanto, antes de poder falar, primeiro você deve fortalecer uma certa base de vocabulário. Talvez você até já conheça algumas palavras, mas não consiga ainda utilizar elas em sua plenitude. As palavras são como tijolos que compõem uma construção – o idioma – quando utilizadas corretamente, o que quer dizer: em conjunto. Existem palavras básicas que você precisará para ser entendido em qualquer idioma – palavras de sobrevivência que são simples e repetidas com frequência. Mas uma vez que você tenha dominado essa primeira etapa você vai querer elaborar o seu discurso e caprichar com algumas palavras extras, tudo para elevar o nível de seu domínio sobre o idioma. Algumas pessoas não se preocupam em aprender novas palavras porque não querem parecer chatas ou presunçosas. No entanto, se você tocar bem suas palavras chiques, você não será um “esnobe”, mas sim um indivíduo mais inteligente. É uma questão de bom senso, de saber pesar como utilizar o vocabulário da melhor forma.
Aqui estão algumas dicas  para ajudá-lo a levar seu vocabulário ao próximo nível.

 

1. Leia muito.

Por experiência própria, esta é a melhor maneira de melhorar seu vocabulário. Também é uma atividade demorada, o que a torna menos popular entre os alunos. A leitura é um ótimo método para aprender novas palavras porque você aprende a partir do contexto. Isso facilita a memorização, porque da próxima vez que você precisar recuperar uma palavra, poderá recuperá-la facilmente no contexto em que a encontrou.

Tente ler um pouco de tudo. Leia livros acadêmicos, notícias, não-ficção, aprenda termos técnicos e gírias. Além disso, leia jornais, revistas e inclusive blogs. Você quer que seu vocabulário seja sofisticado, mas você também quer ficar a par de gírias que a juventude esteja eventualmente utilizando na atualidade!

2. Leia as letras de música e os scripts dos programas de TV.

Se os livros não são a sua praia, tente ler algumas letras de músicas. O bom da música é que você pode ouvir enquanto lê, canta e memoriza músicas. Um ponto importante é que a música geralmente usa palavras simples, então esse método só pode ser útil para iniciantes. Ou ao contrário, a música tem letra profundamente coloquial, ou seja não é adequado se expressar de maneira muito informal em determinadas situações. Além disso, tenha cuidado, porque as músicas são muitas vezes poéticas e não são necessariamente lógicas nem gramaticalmente corretas. Você também pode tentar ler as transcrições de seus programas de TV favoritos on-line.

3. Flashcards.

Esta é uma maneira muito popular de construir vocabulário. É fácil e conveniente porque você pode levar seus cartões com você e revê-los a qualquer hora, em qualquer lugar! Há também alguns aplicativos de flashcard on-line, como o Anki ou Quizlet. Eles são igualmente eficazes e economizam papel.

4. Use-as ou você perderá-as!

Adquira o hábito de utilizar suas palavras recém descobertas logo que possível. Coloque em prática! Algumas palavras, como os phrasal verbs, possuem mais de um significado. Usá-los frequentemente lhe dará a oportunidade de explorar todas as possibilidades. Se você aprender novas palavras, mas nunca fizer o esforço intencional para usá-las, há uma boa chance de você não se lembrar delas um mês depois.

5. Divirta-se com o idioma!

Esta é a regra mais importante, porque nenhuma das técnicas anteriores irá ajudá-lo se você não gostar do que está fazendo! Aqui estão algumas idéias para aproveitar ao máximo sua experiência de aprendizado de vocabulário:

a) Rotule: use notas adesivas para rotular tudo ao redor da casa.

b) Utilize a língua a nível de pensamento: enquanto você anda na rua, tente pensar na sua língua alvo. Diga tudo o que você vê e, se houver algo que você não pode nomear, anote para aprender mais tarde ou procure em seu dicionário ou smartphone.

c) Use sites de aprendizagem que visam o aprimoramento de vocabulário: Existem muitos sites úteis que apresentam listas abrangentes de vocabulário, classificadas por tema e categoria. O LearningChocolate é ótimo para os alunos de inglês e o Memrise é divertido para aqueles que aprendem varios outros idiomas.

d) Jogue Scrabble, Words with friends e tente palavras cruzadas: você aprenderá enquanto se diverte.

e) Use geradores de quiz de vocabulário online: Freerice é um site muito divertido e útil que pode ajudá-lo a aprender sinônimos para as palavras que você já conhece e muito mais.

f) Palavra do dia: Você pode definir a tarefa de aprender uma palavra aleatória
do seu dicionário todos os dias assinando o WOD ou usando qualquer site de dicionário online.

g) Analise: quando você aprende uma nova palavra, não a veja, mas analise sua aplicação.Procure o significado e explore todas as funcionalidades dos dicionários online. Veja seus sinônimos, antônimos e como eles são usados ​​em uma frase.

E, claro, você sempre pode simplesmente sentar e ler um pouco do dicionário. Sim! Você pode combinar todos ou alguns dos métodos acima para aprender novas palavras.

Lembre-se de se divertir e estar preparado para usar palavras comuns caso a pessoa com quem você está falando não compartilhe sua paixão pelo vocabulário. Seja conciso e humilde. Ninguém gosta de alguém que usa quatro sinônimos na mesma frase apenas para provar que leu o dicionário. Fica pedante. Não seja essa pessoa!

Boa sorte e estamos juntos!

Revisão do português: Raoni Azeredo (Instagram: @letai.escola.de.lingua.russa)

Menu