Como ler efetivamente textos em alemão?


  Às vezes você tem problemas para ler textos em alemão? Não se preocupe! Existem estratégias que ajudam a tornar a leitura mais eficaz. Com essas técnicas, é mais fácil ler bem o alemão até mesmo do que outros idiomas. Existem apenas alguns adolescentes na Alemanha que não sabem ler. Toda criança aprende a ler e escrever na escola – essa é a teoria. Mas estudos mostram que muitos alunos têm dificuldades. Eles leem devagar, cometem erros e não se dedicam à leitura. Qualquer pessoa que faça leitura em uma língua estrangeira, e que naturalmente não consegue ainda aperfeiçoar, enfrenta problemas similares como essas crianças alemãs. Essas estratégias de leitura servem para entender, memorizar e tirar conclusões de um texto. Isso é geralmente o grande desafio, se você pretende ler um texto em outro idioma.

 

A base

  Mas como essas estratégias funcionam? A boa notícia é que a maioria das pessoas usam automaticamente estratégias de leitura ao lerem um texto em seu idioma nativo. Porém, em uma língua estrangeira é tudo diferente. Antes mesmo de aplicar uma estratégia, você precisa ser capaz de ler com eficiência (até mesmo em seu idioma materno). A menos que se possa reconhecer e pronunciar muitas palavras diretamente, ainda assim é muito cedo para a leitura de estratégias. Aqueles que ainda não leem fluentemente, não reconhecem muitas palavras e as vezes tem que decodificar sílabas uma por uma para ter certeza da pronúncia, devem antes de tudo, melhorar sua fluência na leitura.

  Para fazer isso, é preciso ler muitos textos – de preferência de voz alta – e aprender o máximo de palavras novas possíveis. Desse jeito ganhará um ótimo vocabulário. Com a lista de palavras que já consegue memorizar e pronunciar, automaticamente ficará mais extensa. Professor Andreas Gold, especialista na psicología educacional distingue em geral entre duas estratégias – a)  Cognitiva e b)  Metacognitiva. A Metacognitiva deixa o leitor se examinar – eu realmente consegui entender o texto e ainda me lembro do conteúdo? Essas estratégias são mecanismos de controle: ajudando o leitor a ver como o processo de aprendizagem funciona.  No entanto, as estratégias cognitivas são de interesse particular para a maioria dos leitores. Eles devem ajudar a entender um texto e seu conteúdo. Isso geralmente inclui enfatizar coisas, visualizar algo e resumir os pontos mais importantes em suas próprias palavras.

  “Você tem que olhar para um texto que foi lido. Portanto, os pensamentos da cabeça do leitor tem que encontrar o caminho para a página de texto. Assim como o conteúdo do texto deve encontrar o caminho para a mente do leitor “, diz Gold.  Isso significa: se você sabe como certas combinações de letras são pronunciadas em alemão, certamente poderá traduzir isso para quase todas as palavras. Os sons “i” e “ng” em termos como singen, Ding, klingen, Tübingen e springen são todos pronunciados da mesma forma. Como por exemplo a língua inglesa, que é muito mais complicada neste caso: as palavras tough, thought, though, apesar de serem todas escritas de forma muito semelhante – tornando a pronúncia delas cada vez diferente. Então, o passo para uma boa leitura não é tão grande para alemão. Mas se você adquiriu este vocabulário visual e pode ler sem travar, faz sentido usar estratégias de leitura.

  Você pode ler textos em alemão fluentemente, mas às vezes tem dificuldades para compreendê-los de forma correta? Então você deve usar uma estratégia de leitura. Antes disso, no entanto, é necessário esclarecer para si mesmo qual tipo de texto você vai ler em um momento. Por exemplo, lê-se um artigo de alemão perfeitamente, o contrário acontece com um livro ou manual. Gold explica: “Antes de ler um texto, vale a pena dar uma olhada por um momento, vendo a manchete e pensando: sobre o que será o texto? Que perguntas eu tenho sobre o texto?” Somente quando tiver feito isso, você pode ler o texto de maneira mais eficaz. O cérebro pode concentrar-se na informação realmente importante.

  Uma questão justamente importante a ser feita antes de se decidir sobre uma estratégia é: qual é o propósito de ler o texto? Porque a resposta para isso define qual estratégia de leitura é aquela que se encaixa melhor.

 

Leitura global

  Você não quer entender um texto até o último detalhe, mas apenas deseja ter uma ideia do que significa? Então esta estratégia é a ideal. Não importa se o texto é longo ou curto: você pode fazer leitura de um pequeno artigo online e uma longa reportagem. Também é importante que não haja interrupções procurando um dicionário só porque não entende algumas palavras. O contexto também pode ajudá-lo a compreender esses termos. A leitura global é uma boa estratégia caso não tiver certeza se realmente gostaria ler um artigo. Então se obtém as primeiras informações sobre o tópico. Logo você pode decidir se deseja lidar com o texto com mais detalhes.

 

Técnicas que ajudam na leitura global

  • Não confira inicialmente as palavras desconhecidas e todos os detalhes! Não é um problema entender apenas a coisa mais importante. Isso economiza tempo evitando o desinteresse.
  • Tenha cuidado para não ler os detalhe por detalhe. A técnica indica uma visão geral!
Leitura seletiva

   Caso esteja procurando apenas por informações especiais e quer encontrá-las rapidamente, você deve ler seletivamente. Muitos alunos também usam leitura seletiva quando procuram respostas para perguntas específica de um texto.

   A leitura seletiva também é útil na Internet: se você usar um mecanismo de pesquisa, verá os resultados do site que fornecerão as melhores informações. Exemplo: encontrar rapidamente informações mais importantes sobre Otto von Bismarck. Então, vá para a Wikipédia e colete alguns fatos.

 

Técnicas que auxiliam na leitura seletiva

 

  • Pesquise especificamente por termos, frases ou datas importantes no texto.
  • Marque o conteúdo mais importante se o texto for longo. Pesquise informações diferentes, retraia “cores” distintas do texto;
  • Procure parágrafos específicos para o tópico que lhe interessa;
  • Então, lembre-se de quais informações você realmente precisa, ou perderá tempo. Especialmente com textos mais longos,  tecnicamente volta à leitura normal;
  • Perdeu informações importantes, ou leu desatentamente? Não há problema: basta voltar no texto.

 

Leitura detalhada

  Este é na verdade o oposto da leitura global. Deseja compreender tudo corretamente? Então, leia o texto até o último detalhe. Cada palavra é muito importante para quem não quer deixar de entender. Para ter certeza, você pode ler o texto várias vezes. Especialmente se acha que não compreendeu tudo da primeira vez. É especialmente importante ter uma leitura detalhada no caso de um contrato ou outro documento oficial à sua frente. Embora às vezes seja muito complexo, não se deve ignorar os detalhes. Estes podem ser decisivos!

  A leitura detalhada geralmente vem depois da leitura seletiva. Por exemplo, se você quiser comprar um carro novo, verá primeiro se o preço e a aparência se ajustam. Somente quando tiver certeza de que esses fatores estão corretos, você verificará se os outros detalhes também estão corretos.

 

Técnicas que ajudam na leitura detalhada

 

  • Atenção: Geralmente não é eficiente começar a ler rapidamente de imediato. Porque talvez seja necessária apenas de informações específicas ou uma ideia do conteúdo. Também para escolher entre várias receitas para o caminho certo, você provavelmente leu primeiro globalmente;
  • Marque palavras desconhecidas que considere importantes e pesquise se não puder entendê-las a partir do contexto;
  • Para textos longos e difíceis, escreva uma nota ao lado de cada seção do conteúdo;
  • Precisa entender um texto técnico muito difícil? Então procure por exemplo na Internet mais informações sobre o assunto. Outro modo é descobrir dispositivos em um texto técnico. Quando se trata de arte moderna, leia sobre o estilo.
Dicas gerais para todas as estratégias de leitura

 

  • Use seu conhecimento sobre o assunto. Forme hipóteses para o conteúdo textual. Divida o texto e formule títulos para cada seção;
  • Encontra o texto muito complicado? Procure por pequenas “ilhas compreensivas”. Muitas vezes, pode ajudar destacando palavras, frases ou adjetivos;
  • O contexto pode ajudar a entender palavras desconhecidas: O que essa palavra significa? Com quais outras palavras no texto essa palavra forma uma combinação de significados? Existe uma relação entre o termo desconhecido e partes do texto em sua vizinhança? Se sim, qual? Quais ideias e associações você lembra sobre o significado da palavra?
  • Você também pode transferir o texto para outra forma de apresentação: desenhar um esboço, uma foto, uma tabela, etc;
  • É normal que você leia mais devagar do que um falante nativo. Ou seja, se deve primeiro decodificar as palavras e a estrutura da sentença. Não deixe isso te desmotivar!
  • Não entre em pânico: os textos da vida cotidiana são muitas vezes particularmente difíceis de entender, por não ter o conhecimento de fundo cultural, especialmente para quem ainda não conhece o país de origem. Por exemplo, os autores de jornais costumam esperar que seus leitores estejam familiarizados com a atual política do país. Já textos de ficção são mais fáceis – sendo uma realidade descrita pela primeira vez.
  • Comece por uma literatura mais fácil! Os clássicos usam uma linguagem bastante complicada. Mas sempre aprendendo qual é a norma. Caso contrário, não poderá reconhecer nem interpretar desvios.

Revisão do português e edição de texto: Thalita Varas


Menu