Um guia para aprender alemão assistindo TV


No geral, é possível dizer que nos sentimos motivados somente no momento que estamos interessados naquilo que aprendemos. A final, a motivação é a sua chave para aprender qualquer coisa. Buscamos formas de aprendizado que vão nos divertir. Muitas vezes aprendemos gramática e vocabulário pela força e dessa forma podemos facilmente esquecer o que tentamos aprender, já que não repetimos e não aplicamos. Por isso, tente tornar o processo de aprendizado mais divertido. Busque o conteúdo que você gosta para se divertir durante o estudo!
A televisão é uma plataforma que oferece uma ampla gama de assuntos, entre os quais você certamente encontrará um que desperte sua curiosidade. Basta abrir o NETFLIX brasileiro e você consegue encontrar alguns filmes e séries dublados ou até legendados. Porém, as legendas não refletem 100% a fala. A diferença na verdade é muito grande e não é confortável estudar com esse material.  
Nesse artigo vou apresentar uma lista de formatos de TV alemães que recomendaria a um aluno se ele me pedisse. Usarei o programa chamado MediathekView, que faz legalmente a transmissão (streaming) de todos os formatos de vídeo e você pode até baixá-los, incluindo legendas (se estiver disponível).

 

Se você acha que não consegue  entender bem o que ouve e vê, pegue o script (roteiro) e o traduza para sua língua nativa. Se você sente que já entende sobre o que eles estão falando no momento de assistir, mas ainda não se sente pronto para falar alemão,  uma dica é diminuir a velocidade do vídeo (o VLC Player tem essa função, por exemplo) e repetir as palavras depois da fala do ator com atraso de um segundo entre o que você ouve e a sua própria reprodução daquilo.

Como a TV é, em grande, parte divertida, isto é simplesmente sensacional, já que você transformará os programas de TV alemães em seu material de aprendizagem pessoal e estabelecerá as condições certas para  desenvolver um sentimento pela língua alemã.

Depois de abrir o MediathekView e concluir o download do banco de dados mais recente, você poderá escolher um dos dois menus suspensos à esquerda: Remetente /Sender (= canal) e Thema (= topic). Assim, você pode filtrar por canal, formato ou ambos. No final deste artigo, você encontrará uma tabela que resume todos os formatos que vou apresentar agora para vocês.

 

 

1. Viagens

 

Länder – Menschen – Abenteuer (Países – Pessoas – Aventuras)

Esta série de documentários mostra locais, pessoas, plantas ou animais selecionados, vida no campo na Colômbia, ervas nos Alpes ou várias ilhas, como Açores, por exemplo. Você verá muitas vistas panorâmicas acompanhadas por música instrumental,  que acalmam o telespectador. Os documentários também apresentam entrevistas com os moradores locais, mostrando como vivem em metrópoles, bem como em áreas remotas. Há uma narração relativamente lenta se comparada a outros formatos de TV.

 

Weltreisen (Viagens pelo mundo)

Weltreisen é semelhante ao Länder-Menschen-Abenteuer, porém mais curto e com uma narração mais coerente e mais rápida. Além de cenários e culturas estrangeiros, esse formato também abordará os desafios enfrentados pelas pessoas em determinadas regiões, por exemplo, a condição da Grande Barreira de Corais ou a introdução de uma renda básica incondicional experimental na Finlândia. Assim, este formato analisa as pessoas e regiões de um ângulo mais político.

 

Entdeckung der Welt – Leben anderswo (Descoberta do mundo – Vida em outro lugar)

Leben anderswo retrata países, regiões remotas e peculiaridades culturais. Consiste no formato 360 ° Reportagem (que é novamente uma série documental própria) e documentários individuais. Assim como o Länder – Menschen – Abenteuer, esse formato fornece dados bastante imparciais das pessoas e do seu modo de vida. Os tópicos incluem Butão, práticas ayurvédicas na Índia e a península russa de Kamchatka.

 

 

2. Economia

 

Makro

Makro realmente é a série mais  informativa e aprofundada sobre economia  o da TV alemã. Investiga tendências econômicas, desafios e mudanças de uma maneira altamente crítica. Em quase todas as edições, a apresentadora entrevista um professor ou palestrante de uma universidade alemã sobre um tópico em questão. Às vezes, você  ouvirá esses especialistas falarem sobre suas pesquisas mais recentes, por exemplo: O ministro das Finanças economizou 50 bilhões de euros no ano passado devido às baixas taxas de juros. De certa forma, ele poderia devolver esse dinheiro para as pessoas .

Como o nome sugere, o Makro enfoca principalmente as relações macroeconômicas. Os tópicos vão desde a origem e validade de medidas econômicas até o impacto do comércio on-line, o retorno da economia russa e a taxa de crescimento, bem como o desenvolvimento do mercado internacional de soja.

 

Made in Germany (Feito na Alemanha)

Ao contrário do Makro, o Made in Germany lida com contextos econômicos amplos, concentrando-se em vários casos específicos, entre eles o da empresa Volkswagen, como representante do setor de emissões de automóveis, ou um produtor alemão de chips de cartão de crédito, como representante da tendência de pagamento .

Durante a maior parte do tempo de duração deste formato, você verá entrevistas com consumidores, CEOs e pesquisadores (também dentro de laboratórios). A apresentadora não interage tanto com o conteúdo quanto com no Makro. Sua principal tarefa é apresentar os relatórios e fazer as transições entre eles.

 

 

3. Ciência popular

 

Quarks & Co.

Este formato é apresentado por Ranga Yogeshwar, um físico e jornalista científico do Luxemburgo. Ele é conhecido por sediar o pequeno programa de TV “Wissen vor acht”, no qual ele trabalha um tópico complexo em não mais do que 145 segundos antes das notícias das 8 da noite. Em Quarks & Co., Yogeshwar faz o mesmo em cerca de 45 minutos, tornando temas como genes, vulcões ou realidade virtual, compreensíveis para todos que ainda não estão familiarizados com eles. Às vezes, esse formato até realiza novas pesquisas ou replica as já existentes, como a que apresenta a venda de bananas em um mercado externo por US$ 0,19 o quilo para medir o impacto de preços supostamente justos no comportamento dos compradores.

 

Tele-Akademie

A Tele-Akademie pode ser o formato científico mais preciso da TV alemã, pois apresenta apenas palestras gravadas de professores universitários alemães em outras instituições que não universidades. Palestras notáveis incluem o discurso de Viktor E. Frankl sobre o significado da vida na sociedade tecnológica, e Gerd Gigerenzer (um dos mais destacados especialistas alemães no campo da ciência educacional) fala sobre intuição.

 

Xenius

Se eu tivesse que denominar r este formato de programa em poucas palavras, eu chamaria  de “Ciência ativa”. Dois repórteres, sendo um alemão e um francês, abordam tópicos como a formação de erosão do solo, a inteligência de enxames e o jejum alimentar. Uma característica do Xenius é que a dupla  visita partes e locais que estão diretamente ligados ao tópico em questão. Às vezes, eles visitam um laboratório para testar a solidez de um dente humano; em outras ocasiões, caminham com um cachorro pela cidade, pedindo a 50 pessoas para estimar seu peso, a fim de medir a utilidade da inteligência de enxames.

 

 

4. Sociedade / Esporte / Culinária

 

Precht

Precht é um formato com o nome do seu apresentador Richard David Precht, um conhecido filósofo alemão contemporâneo. Em cada episódio, ele discute um assunto de importância social ou sócio-econômica com um convidado como Jean Claude Juncker (Presidente da Comissão Européia) ou o presidente do Instituto Alemão para Pesquisa Econômica, Marcel Fratzscher. O que torna este formato único é o fato de os dois participantes se sentarem de frente um para o outro em uma mesa iluminada, enquanto o ambiente está completamente escuro. Os debates incluem o poder dos números em nossa sociedade moderna, nossa maneira de lidar com a natureza e por que alguns povos da Terra ainda não mudaram da guerra para a paz.

 

Kerners Köche (Cozinheiros de Kerner)

O apresentador deste programa, Johannes B. Kerner, tem moderado inúmeros programas na TV alemã há quase trinta anos. Neste programa, ele recebe quatro cozinheiros famosos da região de língua alemã que realizam um concurso entre eles para eleger o melhor prato. Há uma nova composição de convidados a cada programa, com cozinheiros como Johann Lafer, Alfons Schuhbeck e Sarah Wiener, alguns dos quais dirigem restaurantes com uma estrela Michelin. Após o show, você pode baixar as receitas de todos os pratos preparados em PDF a partir de zdf.de.

 

Sportschau (lit. O Show de esporte)

Apesar de não ser legendado, o Sportschau pode ser o formato que mais abrangente, que cobre grandes eventos esportivos – nacionais ou internacionais – na TV pública alemã. Transmitiu os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 na Coreia do Sul, além de handebol, tênis de mesa, saltos de esqui e futebol.

 

 

5. Outros formatos

 

Tatort (literalmente: cena do crime)

Tatort é provavelmente a série de thriller mais popular na TV pública alemã. Os papéis dos protagonistas consistem em um ou dois oficiais do Departamento de Investigação Criminal de uma cidade alemã ou suíça. Cada fã de Tatort tem sua equipe favorita de oficiais. Entre os mais populares estão os duos de Colônia (Köln) e Munster (Münster). Os episódios de Tatort são geralmente independentes um do outro. O crime sendo investigado está muitas vezes inserido em um contexto social, político ou econômico mais amplo.

 

Gefragt – Gejagt (literalmente: Perguntado – perseguindo)

Em Gefragt – Gejagt, uma equipe de quatro jogadores compete contra o caçador (der Jäger). O jogo apresenta três fases: no início, cada um dos quatro jogadores tem que responder ao maior número de perguntas em menos de 60 segundos, com cada resposta correta aumentando o depósito de dinheiro do jogador. Então, cada um dos jogadores enfrenta o caçador em um duelo de quiz para defender o dinheiro ganho no primeiro estágio. Por fim, os depósitos em dinheiro dos jogadores que “escaparam” do caçador são somados, e os jogadores restantes entram no final para competir em equipe contra o caçador.

 

Aqui está um quadro com alguns programas de TV mencionados anteriormente, seu canal de transmissão, a disponibilidade de legendas e a duração de cada episódio:

 

Tabela TV alemas

 

Revisão do português: Cibelli Marthos, jornalista, cibellimarthos@uol.com.br

Menu