10 motivos que para trabalhar nos EUA


Estados Unidos, a terra dos livres! Em idioma coloquial, simplesmente “Murica”!  [merɪkə] – “America”. Este país incrível, que nos fascina há muito tempo, é famoso por seus “super stars”, praias, shows de TV, locais incríveis, comida e pessoas. Cada vez mais pessoas estão optando por trabalhar nos Estado Unidos. Mas por que você deve atuar nesse país? O que mais chama atenção das pessoas é que a terra do Tio Sam oferece incontáveis vantagens em qualidade da vida, além de facilidades. Outro item destacado por quem vive lá é a segurança, que o brasileiro tanto busca quando pensa em sair do seu país. Vamos olhar passo a passo quais questões você pode considerar importantes e podem contribuir para sua decisão de arrumar suas malas e  partir para os Estados Unidos, seja só para conhecer ou para encarar uma nova realidade, ganhar um visão diferente do mundo e uma forte experiência de vida. Partiu?   

 

1. As pessoas

Os americanos são algumas das pessoas mais amigáveis e honestas que você realmente pode conhecer.

Cada pessoa que já esteve nos Estados Unidos sabe muito bem  do que estou falando. O sorriso, o entusiasmo e o desejo de conhecer você. Os americanos adoram conhecer pessoas que são do exterior. Eles  não se cansam do nosso sotaque e sempre querem ouvir mais de você.

Quando você trabalhar nos EUA, terá uma oportunidade única de conhecer os moradores, que logo estarão ao seu lado. Os americanos são notoriamente hospitaleiros, sem dúvida você será convidado para jantar com a família e oferecerão um lugar para você ficar quando estiver viajando.

 

2. Viaje sem sair do país

Segundo as estatísticas do Departamento Federal (State Department, 2013), somente 39% dos americanos têm seu passaporte, pois eles não sentem uma forte necessidade de ter um.

Os EUA são vastos e tem um pouco de tudo – praias, vertentes, parques nacionais, cidades icônicas. Não há praticamente nada que os EUA não podem oferecer. Seus pontos de referência se destacam tão fortemente, que pouca gente não conhece pelas imagens o Grand Canyon, Venice Beach,  as Rocky Mountains, entre outros. Optanto por trabalhar nos EUA, você também ficará mais próximo de alguns dos principais destinos de viagem do mundo.

 

3. Conveniência

Nos EUA domina a filosofia que tudo deve funcionar com a maior eficiência possível. Embora você possa precisar de um carro para se locomover, todo restante foi projetado para tornar a vida mais conveniente.

Com restaurantes farmácias e até bancos com sistema drive-thru, sua lista de pedidos, de repente, torna-se muito mais fácil e muito menor, porque vários serviços têm um prazo muito bom de atendimento. Será que o Brasil chegará um dia nessas condições? Eu sempre me lembro das grandes filas nas casas lotéricas, principalmente no começo do mês, e aquelas portas giratórias  esquisitas de segurança para entrar no banco que ainda não vi em outro país, sem falar das catracas dos ônibus. Isso é conforto? Claro que não!

 

4. Você conhecerá pessoas do mundo inteiro

Por sua escolha de trabalhar nos EUA, você está automaticamente abrindo uma oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo. De acordo com WikiAnswers, você consegue encontrar 198 das 254 nacionalidades do mundo nos EUA, o que é incrível.

Muitas pessoas optam por trabalhar nos EUA devido as suas oportunidades e, sendo o inglês a língua mais usada, fica fácil fazer amizades. Ir trabalhar em um país onde você não conhece o idioma pode ser um pouco assustador, por isso é melhor viajar com uma bagagem de conhecimento do idioma.

5. O clima

Tem muita gente no Brasil, principalmente em São Paulo e no sul do Brasil, que na época de inverno sente falta de sol. Algumas pessoas resolvem fazer uma viagem para Nordeste, onde o clima é quente o ano todo, mas para muita gente isso não é acessível tanto pela distância como pelo preços de passagens. Que tal experimentar algo semelhante nos EUA? A experiência será diferente. O estado da Flórida foi bem pensado, como se fosse um estado planejado para passar bons tempos com sol. Ele tem essa característica, o “the sunshine state” dos EUA, o “estado do sol”.  

O clima estacional nos EUA se encaixa dentro das suas expectativas. Quente no verão, nevado no inverno.

 

6. Seu currículo e auto-crescimento

Trabalhar em outro país sem dúvida terá destaque  em seu currículo e o colocará na frente de outros. Isso mostrará que você está sempre disposto a explorar. Você ganhará compreensão cultural e muitas vezes estará feliz por estar longe de casa. Os empregadores gostarão de ver sua disposição de experimentar coisas novas e de usar sua iniciativa.

As pessoas voltam para o país natal com mais habilidades, experiências e compreensão. Você se destacará por ser diferente, ter experiência internacional e ter muito o que falar, por isso, mesmo que você não esteja fazendo essa viagem para um plano de carreira, talvez você goste de ficar nos EUA e comece a virar o jogo.    

 

7. A cultura

Os Estados Unidos são muito únicos – estrelas, listras, águias, lantejoulas – é tudo completamente icônico. Todos nós podemos reconhecer os EUA dos programas de TV e filmes, mas quando você trabalha nos EUA, você vem para aprender que é muito mais do que isso.

Viver “in Murica” é uma incrível oportunidade de aprender com os habitantes locais. Definitivamente, não são todos estereotipados. Você vai achar as pessoas extremamente genuínas, com um grande foco na família.

Ao trabalhar nos Estados Unidos, você poderá vivenciar as coisas de uma perspectiva muito diferente. Você poderá sair das armadilhas para turistas, passar mais tempo em locais diferentes e viver como um morador local, em vez de apenas ver os EUA durante as férias.

 

8. Comida

Comida  americana é muito própria do país. i.  Você poderia viajar pelos Estados Unidos com uma venda nos olhos e identificar onde você está apenas pela comida local. Philly cheesesteak na Filadélfia, deep dish pizza em Chicago, donuts e uma xícara de café (a cup of joe) em Nova Iorque, tacos de peixe frescos no Novo México.

O prato dos Five Guys, a sorvete dos Cold Stones, um sanduíche de frango do Chick-a-fila, um famoso churrasco mexicano do Chipotle servido junto com feijão e guarnição, ou In-d-out burger de Califórnia. Vai lá conferir!

 

9. A chance de fazer algo diferente

Querendo ou não, as lembranças que você vai fazer quando estiver trabalhando no exterior são incríveis. Você sempre vai rever seu tempo no exterior e agradecer por ter feito algo completamente diferente.

É emocionante viver em um ambiente diferente, conhecer pessoas e conhecer a cultura de um novo lugar. Você ganha uma compreensão maior do quadro e muitas vezes constrói seu próprio personagem.

Nem todo mundo pode dizer que foi trabalhar nos EUA. Mas acredite em você, que você poder dizer “sim, eu vou e vai ser épico”.

 

10. A luta brasileira no dia a dia no próprio país. “Eu mereço melhor!”

Eu, Martin, não posso falar por vocês brasileiros, porém consigo me aproximar com aquilo que vocês sentem, porque tenho convivência com vocês e seu país. O Brasil realmente não caminha da maneira como a maioria de nós esperava.

Não dá tempo para refletir os motivos, porém podemos dizer que os representantes políticos não criam bons exemplos para seus eleitores. E eles não são bons exemplos para seus filhos.

Brasil, que é o quinto maior país do mundo, não pode ser dirigido de maneira fraudulenta, injusta, violenta, criminosa, radical, etc. Se isso continuar, as pessoas corretas, certas e justas sempre buscarão deixar o país, sejam sozinhas ou junto com as famílias. Lógico que as pessoas com condição já melhor terão mais oportunidades dentro do seu país, com estudo, boa formação, bom ambiente familiar… Mas nada impede que você dê o melhor de si e teste até onde consegue chegar.

A maioria dos brasileiros busca uma segurança maior, melhores oportunidades para eles e seus filhos e não é errado isso. Porém o governo deve estar consciente desse problema e trabalhar nisso para não ocorrer uma grande fuga de cérebros, qual acontece atualmente na Alemanha, por exemplo.     

Atualmente, quase 1,5 milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos, a maioria em Boston, Nova Iorque e em Miami.

As melhores profissões para trabalhar nos EUA são: engenheiro biomédico, anestesiologista, cirurgião dentista, engenheiro do software, terapeuta ocupacional, analista de sistemas, atuário, fonoaudiólogo, matemático ou estatístico e várias outras.

Se você se interessa em uma dessas profissões ou de qualquer outra, não consigo te passar mais informações sobre elas aqui neste momento. Por isso pesquise sobre seus sonhos, sobre as coisas que você realmente deseja, vá atrás e não perca a força, seja no começo ou no meio caminho. Mantenha se informado e bem estimulado. Assim você dará os primeiros passos para seu sucesso.

 

 

Gostou de sentir o gostinho do país que é tão amado por muita gente? Sentiu um pouco de cheiro pelo menos? Se sim, fique à vontade e vá aproveitar o melhor possível dos Estados Unidos. Não esqueça de compartilhar com seus amigos que talvez tenham as mesmas intenções ou não sabem por onde começar. Lembre-se, tudo começa quando você sente que aquele sonho pode dar certo! Não namore muito tempo essa ideia e tome logo uma decisão que pode mudar sua vida!  

 

Revisão do português: Cibelli Marthos, jornalista, cibellimarthos@uol.com.br

  

Menu